O que fazer quando todos estão focados na crise econômica e política que estamos passando? Os clientes usam a crise como argumento para não renovar contratos, para postergar decisões de novos projetos, pedir descontos e diminuição nos valores de contratos atuais. Essa é uma realidade em diversos mercados e, claro, cada setor tem sua particularidade e cada empresário sabe onde o sapato aperta.

Não sou economista, então não farei uma análise da crise econômica. Meu objetivo aqui é ajudar você a ter comportamentos e atitudes que elevem seus resultados e gerem abundância.

Por outro lado, peço que você pare um pouco e reflita comigo. Muito melhor seguir com atitudes positivas do que ficar se lamentando, certo? Portanto, as dicas abaixo estão direcionadas para sua mentalidade, comportamentos e atitudes frente à crise.

1ª Dica | Mindset positivo. Existe o fator quântico que faz expandir tudo que está em foco, seja positivamente ou negativamente. Controlado pela parte do cérebro chamada de Reticular Activating System (RAS) nosso foco amplia a atenção para aquelas coisas que estão mais no ‘nosso radar’, sabe.

Mindset: conjunto de atitudes mentais que influencia nossos comportamentos e pensamentos

Por exemplo, quando escolhemos o modelo de carro que queremos ter. Aquele é o carro dos sonhos e, de repente, passamos a ver esse carro por todos os lados. Será que o modelo está sendo mais vendido agora? Não, não, é a atenção que está focada naquele carro e, por isso, começamos a notá-lo mais. O mesmo é válido para nosso foco no lado negativo da crise. Vamos mudar essa chave?

2ª Dica | Firmeza nas ações de prospecção. O segredo é trabalhar pela conquista de novos clientes. Em tempos de crise o que nos diferencia é a técnica, ou seja, o quanto estamos preparados tecnicamente para gerir a carteira e aumentar os ativos. Com foco na prospecção e mais energia na negociação os novos contratos certamente entrarão.

3ª Dica | Inovação e diferenciação. Se sempre fizermos as mesmas coisas, teremos sempre os mesmos resultados. O atendimento com qualidade de verdade, novas formas de conexão e de aproximação com os clientes. Oferta de produtos diferenciados e um trabalho sério no pós-venda vão garantir resultados consistentes.

“As crises sempre existiram e sempre vão existir. Uma crise pode ser definida como toda e qualquer mudança brusca no curso natural dos acontecimentos. Portanto, esteja preparado para enfrentá-la.”

Se quiser você pode assistir essas dicas no Youtube

Segue link: https://www.youtube.com/watch?v=zNSmqsOv4SI

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Um abraço e #FoconaAção

Dani Guimarães. Empresária, criadora do método Master Coaching em Vendas, Trainer e Consultora Empresarial na Área de Vendas e Liderança. Fundadora da Athos Treinamento e Desenvolvimento, especialista em Vendas B2B, com mais de 18 anos de experiência.