Conquistar o alto desempenho em vendas tem relação mais estreita com o seu comportamento do que você pode imaginar. Tendemos a justificar os negócios não fechados culpando fatores externos como a crise, o prospect que não entendeu o produto, a concorrência desleal, etc.

A verdade é que você pode ser extremamente dedicado, prestativo, ter pensamentos positivos (falaram que você tem que ser positivo, eu mesma escrevi sobre mindset positivo aqui) e, mesmo assim, não alcançar os objetivos almejados.

Nesses 18 anos treinando equipes comerciais em empresas de diferentes tamanhos e setores eu identifiquei alguns comportamentos, habilidades e atitudes comuns nos vendedores de alto desempenho.

As cinco dicas a seguir aplicadas consistentemente podem gerar excelentes resultados. E, não se esqueça, performar pressupõe execução, ou seja, ação #FoconaAção.

#1 METAS

Construa metas de forma inteligente (SMART). Além disso, saiba os passos necessários para alcançá-las. Crie seu ROAD MAP.

Meta Smart – S de específica, M de mensurável, A de alcançável, R de relevante e T de tempo para que seja cumprida.

O Road Map é uma rota de ação com passo a passo das etapas necessárias para o atingimento das metas estabelecidas.

#2 PRODUTIVIDADE

Estar ocupado não é sinônimo de ser produtivo. Todas as suas ações precisam estar ancoradas nas #METAS. Aqui é fundamental ter uma ótima gestão de tempo e para isso, existem diversas ferramentas de produtividade e gestão de tempo (não é nosso objetivo falar disso aqui, mas caso queira saber mais comente abaixo, quem sabe escrevo um artigo somente sobre as ferramentas).

#3 Comportamento de SUCESSO

Tenha um comportamento diferenciado. Ficar de fofoca, olhando o resultado do amigo não ajuda em nada. Olhe para tudo pensando como aquela ação pode te ajudar a alcançar seus objetivos. Permaneça com sua mente F O C A D A nas #METAS

#4 Conhecimento de MERCADO

Estude seu mercado e, principalmente, o que acontece no mercado do seu cliente. Dessa forma você conhecerá as dores do seu cliente e terá argumentos para mostrar como seu produto ou serviço é a solução que ele busca.

#5 BENEFÍCIOS

Domine os benefícios. Saiba exatamente os diferenciais que seu produto oferece ao cliente. Sem considerar o atendimento, claro, porque o atendimento deve ser percebido e não dito.

Você já conhece o mercado do cliente (dica anterior). Agora, entendendo bem os diferenciais do seu produto ou serviço ficará muito mais fácil comprovar que a sua marca é a escolha certa.

Também falei um pouco sobre os benefícios nesse post com dicas de fechamento de vendas.

Se quiser você pode assistir essas dicas no Youtube

Link: https://www.youtube.com/watch?v=mA0B_z-r2OI

Tenho novas dicas de vendas toda semana lá no Youtube é só clicar e me seguir, vou adorar receber sua visita – http://www.youtube.com/c/DaniGuimarães

Um abraço e #FoconaAção

Dani Guimarães. Empresária, criadora do método Master Coaching em Vendas, Trainer e Consultora Empresarial na Área de Vendas e Liderança. Fundadora da Athos Treinamento e Desenvolvimento, especialista em Vendas B2B, com mais de 18 anos de experiência.